sábado, outubro 01, 2011

Ai não me toques na privacidade!

Existe uma nova moda no Facebook desde que este permite subscrição dos nossos amigos.
Essa nova moda consiste um publicar o seguinte no perfil:

O Facebook mudou: todos os comentários e os cliques sobre "gosto" serão a partir de agora públicos no Google.
Façam-me um favor:
- passem o cursor por cima do meu nome, esperem que a pequena janela se abra, cliquem sobre "subscrição" e desassinalem "comentários e gostos" e "fotos" no que me diz respeito.
Se me pedirem, farei o mesmo por cada um de vós e desta maneira os nossos comentários sobre amigos e família não serão divulgados.

(copia esta nota no teu estatuto se não queres que o minímo dos teus movimentos facebookianos seja de domínio público)
Isto levanta-me as seguintes questões:
  • Se não queres que eu veja todos os comentários e os gostos porque é que me amigaste no Facebook?
  • Se estás tão preocupada/o com a tua privacidade porque é que assinalaste os teus irmãos, pai, mãe, sobrinhos, tios e primos em 4º grau como família?
  • Porque é que tens o Facebook no Iphone e toda a gente tem de saber onde estás, quando e com quem? Facilita muito a vida a quem te quiser roubar o periquito.
  • Porque é que publicas as fotos do teu casamento, da queima das fitas, do nascimento do primeiro filho, da lua-de-mel e da ressaca da despedida de solteiro/a? Para os amigos que não te vêem desde a 1ª classe ficarem actualizados sobre toda a tua vida?
Mas mais importante que tudo é que o Facebook permite desde sempre alterar as definições de privacidade. Só deixamos ver aquilo que queremos a quem queremos por isso só posso concluir que quem iniciou esta lenga-lenga percebe tanto de informática como o Alberto João Jardim percebe de economia.
Logo, deixo aqui um apelo:

Avó!!! Largue o Facebook, por favor!

Sem comentários: