sábado, junho 22, 2013

Passar dos 30 sem filhos

Assim que nos aproximamos dos 30 anos, começamos a ser pressionados para termos filhos. Quando passamos dos 30, começam a relembrar-nos do prazo de validade dos nossos órgãos reprodutores.
Se optamos por não termos filhos, somos egoístas. Se temos filhos sem os desejarmos, as criancinhas ficam traumatizadas para o resto da vida. Mas não faz mal porque cumprimos a nossa obrigação social de procriarmos na altura em que a sociedade espera que o façamos. Ou seja, é mais importante criarmos sociopatas do que sermos honestos e coerentes.
A sociedade deseja que sejamos hipócritas, mas depois reclama dos resultados dessa hipocrisia. E pior, culpa-nos pelos resultados da atitude que tivemos como consequência da pressão que a sociedade impôs. É como tirar a carta. Toda a gente espera que o façamos por volta dos 18 anos mas depois reclamam que os jovens são perigosos e irresponsáveis ao volante. No entanto, se alguém chegar aos 30 sem carta de condução leva o rótulo de preguiçoso. Mas, se começar a conduzir aos 30, provavelmente vai ser mais responsável que um miúdo de 18 anos...
Eu tenho um amigo que foi pai há 2 anos. Durante as últimas férias de Verão aconselhou-nos a nunca termos filhos porque (e cito) "Depois de teres filhos, a tua vida acaba!". A verdade é que ele foi vítima da pressão da sociedade e cedeu. Neste momento, é uma pessoa mais infeliz. A família dele culpou imediatamente a mulher dele que o pressionou para terem crias antes dele estar preparado. E quem é que pressionou a mulher dele para ser mãe rapidamente "antes que passasse o tempo"?
Tenho outra amiga precisamente da mesma idade que tem um namorado, com quem vive, e uma vida estável. Cada vez que lhe perguntam quando é que terá filhos, ela responde: "Já estamos a tentar há tanto tempo... Mas não conseguimos..." E arruma o assunto desta forma.
Concluindo, no tema da reprodução, é melhor ser doente do que ser honesto. É comovente, esta infinita benevolência da sociedade!

someecards.com - Every time I spend some time with a 5 years old, I postpone my decision to have children. I think I'll have kids in my mid 70s.


1 comentário:

MF disse...

Gostei imenso do texto !!!! Tem toda a minha compreensão e apoio moral porque já passei pelo mesmo ! Enquanto lia, estava a relembrar o meu caso há alguns anos !!! Filhos devem ser desejados no momento certo e não quando a sociedade o impõe !!!!