segunda-feira, agosto 19, 2013

A melhor parte da comida é a que ninguém come (pelo menos as pessoas mentalmente sãs)

Adoro o argumento "Não comes essa parte? Mas essa é a melhor parte."
Este argumento é válido tanto para a gordura da picanha como para o soro do queijo fresco. Sim, eu conheço uma pessoa que sorve o soro do quejo fresco antes de o comer porque "o soro é a melhor parte do queijo"... Eu questiono sempre a origem desta sapiência e a resposta normalmente é "li algures" ou "alguém me disse". E assim nascem estes mitos gastronómicos.
No dia em que alguém me responder que a melhor parte da banana é a casca porque protege o fruto e ainda serve de armadilha caso venhas a ser perseguido enquanto comes uma banana... aí eu acredito. Mas primeiro tenho de ver alguém a escorregar numa casca de banana porque tenho alguma desconfiança que isso também é um mito urbano...
E qual é a melhor parte do ananás? É o meio! Sim, aquela parte dura que a maioria dos energúmenos, nos quais me incluo sem qualquer presunção de me julgar mais que uma energúmena, rejeita. Será que a palavra energúmeno existe no feminino? E porque é que a parte dura do ananás é a melhor? Porque magoa alguém se usada como arma de arremesso? Não... Porque emagrece. Sim, foi esta a resposta que me deram quando questionei as propriedades benéficas do centro do ananás. "E como sabes isso?", perguntei eu na minha infinita ignorância. "Toda a gente sabe isso!", responderam-me. E pronto... se eu já me sentia ignorante, esta resposta vem confirmar.
E a melhor parte da maçã? É a casca... É onde se concentram as vitaminas. É totalmente inofensivo comer a polpa da maçã. Para tirarmos partido de todas as vitaminas desta fruta, devemos comer a casca e, quiçá, descartar a polpa...
E a melhor parte do tomate? São as sementes! O que para mim é uma chatice porque eu sou um bocadinho esquisitinha e confesso que tiro as sementes ao tomate. E há sempre alguém que larga esta pérola e eu sinto que estou a menosprezar as sementes do tomate e sinto-me culpada.
Pronto, não me lembro de mais nenhuma parte da comida que seja a melhor apesar de ninguém a comer.
Mas deixo aqui todo um novo mito para ver se pega:

someecards.com - Confia em mim! A melhor parte do abacate é o caroço. Tem imenso cálcio e evita a osteoporose. Deixa-o de molho e faz chá de caroço de abacate.

1 comentário:

Com Jeito e Arte disse...

Uma mensagem muito bem humorada! Para ajudar, vamos ver se esta receita pega...

Aperitivo de cascas de batata

Lave as cascas de batata e frite-as em óleo bem quente até ficarem douradas. Tempere a gosto!

Quem experimentou achou-as muito saborosas!