domingo, setembro 15, 2013

A rídicula xenofobia tuga

O Bloco de Esquerda retirou o seu apoio político a uma candidatura autárquica devido a comentários xenófobos dirigidos à etnia cigana.
Em Portugal, o racismo dirigido especificamente a ciganos é comum e, socialmente, não cria grande desconforto porque está generalizado. Quem ainda não viu uma foto duma família cigana a entrar num Audi após receber o subsídio nos correios? Esta foto vem acompanhada duma série de preconceitos, lugares-comuns e acusações demagógicas ao Estado Social por patrocinar o parasitismo da comunidade cigana. E até as pessoas que normalmente diriam que não são racistas, acabam a partilhar a foto.
Mas, ultimamente, tenho assistido a uma xenofobia muito específica dirigida a chineses. E essa xenofobia vem acompanhada daqueles mitos urbanos do género, não há chineses sepultados em Portugal, os chineses vivem nas lojas... e mais uns quantos que certamente desconheço. No entanto, o tuga continua a comprar muita coisa na loja do chinês... Se a loja do chinês não tivesse clientes, certamente já estaria fechada e o chinês já teria emigrado para outro país onde a sua loja desse lucro.
No final de contas, o que acho particuarmente irónico é que o tuga típico não hesita em pagar menos se o mecânico ou mesmo o médico lhe propuser um preço mais baixo sem factura... isto para mim, é uma grande ciganada... Tanto da parte de quem pretende fugir ao fisco ecomo da parte de quem colabora para pagar menos uns trocos.
E o que dizer dos chicos-espertos fura-filas? Foram os chineses que aprenderam connosco ou ainda levamos umas lições de falta de civismo vindas do Oriente? Acho que a resposta certa é que em ambas as sociedades há um número muito elevado de cidadãos com falta de educação e de civismo. A diferença é que 1 milhão de chicos-espertos em Portugal, corresponde a 10% da população mas se fossem só 1 mihão de chicos-espertos na China a furar filas, seria um país cheio de gente cumpridora...
Para não nos sentirmos broncos sózinhos, aqui vai a confirmação que a maioria dos Chineses é tão mal-educada como muitos Portugueses:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/6351667.stm

Começo mesmo a achar que a xenofobia tuga não passa de medo da concorrência. Nunca vi um tuga preocupado com uma eventual invasão de suecos... As nossas ruas ficavam (ainda mais) cheias de gente gira, trabalhava-se menos horas mas com mais eficiência, começávamos todos a ser corteses e delicados... Mas vamos ser realistas... temos um clima porreiro e o pessoal até se suicida menos por cá... mas qual é o sueco que, na plenitude das suas faculdades mentais, quer viver rodeado de Portugueses? Até aposto que há países que já inventaram mitos urbanos em relação aos emigrantes tugas, do género... sabiam que os Portugueses são sepultados com o animal de estimação? Aquele senhor que vivia no T0 do 3º andar foi sepultado no mesmo sítio que o Grand Danois que vivia com ele...

Sem comentários: