sábado, setembro 07, 2013

Drop the attitude!

Para mim, uma das melhor séries de comédia de sempre é "Absolutely Fabulous". Se calhar tem algumas cenas um bocado forçadas mas aquelas duas personagens têm frases brilhantes.
No outro dia, revia um episódio em que a Eddie diz isto:


"You only work in a shop you know, you can drop the attitude."

E na semana seguinte fui ao "100 maneiras" onde tive vontade de dizer algo muito parecido.
Já tinha comentado aqui que há certos empregados de mesa que ainda não perceberam que a sua função é servir à mesa... e já agora, ser simpático já que se trata de atender clientes. Para os que não sabem, os clientes são aquelas pessoas chatas que chegam a deixar gorjeta e a pagar-lhes o ordenado!
No "100 maneiras" os empregados de mesa são simpáticos. Cumprem devidamente a sua função. Quando chegámos, tiveram o bom senso de nos perguntar se falamos Português em vez de tentarem adivinhar. Visto que é um restaurante cheio de turistas, a pergunta faz todo o sentido. E, para mim, estes pormenores pequeninos também marcam a diferença entre um restaurante elegante e um restaurante pretensioso. Way to go, Ljubomir!
Mas quero debruçar-me sobre uma personagem que desempenha uma função que só existe nos melhores restaurantes: o escanção.
É verdade que estamos a falar dum profissional especializado cuja função, normalmente, não é apenas sugerir um vinho e servi-lo. Por norma, são eles que escolhem o que entra na adega e elaboram a carta de vinhos. Mas, ainda assim, trabalham num restaurante e estão a atender clientes, para todos os efeitos. E quando nos deparamos com uma personagem destas, cheia de atitude, a única coisa que me ocorre é:


You only work in a restaurant, you know, you can drop the attitude.

Sem comentários: