domingo, fevereiro 16, 2014

A neve no País das praias

Portugal tem uma grande costa. Quer dizer, grande na medida em que algum pedaço de território terrestre em Portugal pode ser considerado grande... Proporcionalmente grande, pronto.
Quando se fala de Portugal, pensa-se logo em sol e bom tempo. Os britânicos pensarão imediatamente nas praias do Algarve.
Mas Portugal tem neve... tem uma Serra da Estrela com pistas e tudo! Só tem é um problema. As pistas fecham quando há neve.
Quando não há neve, as pistas estão abertas mas os acessos à Torre estão entupidos de bimbos que param na berma assim que vêem gelo. E começam a atirar gelo uns aos outros.
E quando as bermas já estão estão cheias de carros, a estrada fica mais estreita e começam os engarrafamentos. Depois há os toques, porque ninguém sabe conduzir com neve.
E quando começamos a chegar à Torre, há trenós de plástico, há sacos de plástico para fazer sku e... pasme-se... há tampos de sanita, perfeitos para escorregar na neve. Isto é o desenrasca tuga no seu melhor.
As nossas praias estão limpas, bonitas, com bons acessos. Tudo perfeito para os estrangeiros (e os tugas) gastarem o dinheirinho nas férias de Verão.
Já a nossa única estância de ski está fechada sempre que neva.
O que me parece é que para o turismo interno, qualquer coisita serve. Os turistas estrangeiros devem ser uma minoria pequenina na Serra da Estrela. Para quê ir lá? Os Europeus têm estâncias de neve muito melhores e os Brasileiros, se forem à Serra, é porque nunca foram a uma estância de ski a sério.
Provavelmente os Portugueses que frequentam a Serra da Estrela são suficientes para fazer os comerciantes e hoteleiros ganharem o dinheirinho que querem.
Infelizmente, a verdade é que se o tuga quer uma estância de ski a sério, que esteja aberta todo o Inverno, tem de ir deixar os Euritos ali no País do lado.
Tendo em conta que aqui no rectângulo, o turismo continua a ser o sector mais lucrativo, que tal melhorarem os acessos para podermos oferecer condições para os desportos de Inverno? Digo eu... que vou pagar forfaits aos espanhóis porque a Estância de ski do meu país está fechada durante as minhas férias...

Sem comentários: