domingo, agosto 24, 2014

Imposto sobre artigos que podemos importar por um preço mais baixo? Tão esperto!!!

Como sempre, o nosso estimado Governo tem uma ideia brilhante que se traduz num tiro no pé. Com a desculpa de pagar direitos de autor, tomem lá mais um imposto.
Um gadget poderá custar até mais 20 Eur que, mesmo assim, é mais caro que a taxa de transporte da Amazon. E o que é que acontece quando começarmos a encomendar os gadgets em sites estrangeiros? Deixamos de pagar o IVA do produto que encomendámos noutro país que até está no Espaço Schengen e até vende o gadget um bocadinho mais barato. Ou seja, o Governo fica sem a ver a taxa da cópia privada e fica sem ver o IVA.

Os 20 EUR vão ser cobrados na compra de equipamentos multifunções ou fotocopiadoras a laser com capacidade de impressão de mais de 40 páginas por minuto. Ou seja, as empresas que paguem... Se a nova taxa serve para proteger os direitos de autor, parece-me bastante óbvio que sejam as empresas a pagar a taxa mais alta. Esses desgraçados que sacam músicas, jogos e filmes durante o dia inteiro! Além disso, todos sabemos que a impressora do escritório não serve para mais do que imprimir as capas dos CDs, jogos e filmes que foram sacados da net usando o wi-fi pago pelo patrão.

Em suma, decisões inteligentes a que esta gente mentecapta já nos habitou.

Sem comentários: