domingo, novembro 15, 2015

Solidariedade temporária?!?!

Mesmo quando parece consensual que um ataque terrorista é um acto criminoso hediondo e que todos os seres humanos se sentem chocados pelo assassínio de inocentes, há quem esteja tão habituado a ser do contra que tem sempre de arranjar uma justificação para não concordar com a maioria.
Têm uma foto com as cores da França no perfil do Facebook? Isso e só temporário... é como a vossa solidariedade.
Solidariedade temporária? A sério? Acham mesmo que podem criticar as pessoas que mostram solidariedade com as vítimas do terrorismo porque para a semana mudarão a foto do Facebook? Quão fútil é este argumento? Até nestas alturas têm de dizer mal dos outros? O mais importante aqui é mesmo a foto que cada um põe no Facebook? A sério?
Lembram-se onde estavam quando souberam dos atentados de 11 de Setembro? Eu lembro-me muito bem. A minha família também. Os meus amigos também e os meus colegas também. Claro que não tínhamos 5 anos... O mundo mudou nesse dia e seguiram-se atentados em Londres e Madrid que demostraram que o 11 de Setembro não tinha sido um caso isolado e que o resto do Mundo não podia continuar autista a achar que os conflitos e os extremismos no Médio Oriente eram questões regionais. Só que na altura não havia Facebook. Se houvesse, veriam certamente muitas imagens de solidariedade. Seria uma solidariedade temporária também? Alguém se esqueceu de algum destes atentados? E agora alguém banalizou o atentado do Líbano ou de Bagdad?
Os atentados de ontem foram tão graves como os que são feitos pelo resto do Mundo. Não há nacionalidades mais importantes que outras, obviamente. Mas o auto-denominado Estado Islâmico, que no seu nome já se declara teocrático, atacou o berço do Estado laico.
A Revolução Francesa, que se celebra na data da tomada da Bastilha (que delimita precisamente o 11e arrondissement), foi fundamental na separação entre religião e Estado, precisamente o oposto que estes terroristas tentam impor. Além disso, marca o ínicio da Era Contemporânea. Atacar Paris também tem esta carga simbólica.
Mas vamos lá dizer mal das pessoas que mostram solidariedade com os Franceses no Facebook tentando ostentar uma superioridade intelectual que não têm! Isso sim é verdadeiramente importante!

Sem comentários: