domingo, março 09, 2014

O meu Facebook mostra-me como é possível tornar o Dia da Mulher, ridículo!

Hoje é dia da Mulher. Não é o dia da esposa, não é o dia da mãe, não é o dia da gaja com umas pernas giras nem o dia dos ramos de flores. É o dia da Mulher!
E o dia da Mulher pretende prestar homenagem às heroínas que se revoltaram e lutaram por melhores condições de trabalho. Serve para celebrar as conquistas das mulheres na luta pela igualdade.
Por isso, dar florzinhas à esposa que passa a vida a desempenhar tarefas domésticas e a criar os filhos sózinha porque o marido não mexe uma palha em casa, é rídiculo. Isso não é homenagear a fêmea da casa, isso é relembrar porque é que ainda é preciso existir um dia da Mulher.
O problema é que a própria esposa aprecia este gesto e até vai contar às amigas que o inútil preguiçoso de lá de casa, é tão bom marido, que passou o dia no sofá mas teve a sensibilidade de apanhar uma flor do canteiro da vizinha quando foi ao café enquanto ela lavava a loiça do almoço que cozinhou durante 2 horas! Que bom homem! Há fêmeas de sorte!
Já dizia Simone de Beauvoir, "O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos".
Resumindo e concluindo (foi fácil e rápido): O dia da Mulher é frequentemente celebrado pelas razões erradas. Ser Mulher não é ser esposa, não é ser mãe, não é ser doméstica e muito menos um objecto sexual. Ser Mulher é ser uma pessoa que deve ter a liberdade de optar por ser qualquer uma dessas coisas... ou nenhuma delas... sem ser descriminada por isso.
Pronto... confesso que não consigo colocar as domésticas em pé de igualdade com quem tem emprego, mas um dia destes escrevo sobre isso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente ...Ontem durante uma "operação stop", os guardas ofereceram flores às mulheres que não tinham ingerido álcool. Uma delas respondeu que assim, não se importava de parar mais vezes!! Eu também concordo! Ofereçam umas coisinhas e o pessoal até cumpre o código da estrada na perfeição... E que tal um automóvel topo de gama como nas "rifas" com NIF?