domingo, novembro 01, 2015

Quem gosta de receber souvenirs?

Questiono-me porque é que as pessoas oferecem souvernirs. Que utilidade tem um copo de shot a dizer Mallorca ou um conjunto de mini sabonetes de Bali?
Pronto, significa que aquela pessoa foi de férias mas não se alheou completamente do Mundo e lembrou-se que existimos. Sempre que virmos aquele souvenir, relembramo-nos que o nosso familiar fez férias naquele destino escrito na peça de artesanato Cabo Verdiana que não sabemos se fica melhor na sala em frente a televisão ou no quarto junto ao despertador. Sejamos sinceros, aquela peça mal acabada pode ter ajudado o artista a por uma refeição na mesa da família mas não fica bem em lado nenhum da nossa casa, onde não temos bibelots. Se eu não tenho um gatinho de loiça por cima do DVD, porque é que vou ter um sapinho da Tailândia?
Para a maioria de nós, os souvenirs vão todos parar a uma gaveta qualquer e nunca mais nos lembramos que lá estão. A menos que façam colecção de postais ou ímans, os únicos souvenirs que talvez tenham utilidade são as t-shirts.
Confesso que até gosto dum chocolatinho suiço, duns bombons Leonidas ou dumas wafers da República Checa mas juro que não me ofendo nada se forem passear e não me comprarem uma prenda.
E se a maioria das pessoas não ligar nenhuma a souvenirs mas continua a oferecê-los porque acha que os outros até gostam de os receber? E se o conceito de oferecer souvenirs for um mito que ninguém vai desmascarar para não ferir susceptibilidades? Nunca saberemos porque ninguém vai dizer:
- Oh Joana, ainda bem que te divertiste na tua lua-de-mel mas este mini sombrero decorativo que me trouxeste de Cancun é tão piroso que nunca verá a luz do dia em minha casa...

Sem comentários: