sábado, junho 14, 2014

Os tugas precisam de uma sessão de terapia de grupo

Portugal gosta de quebrar recordes do Guiness com o maior cozido à Portuguesa do Mundo e outras inutilidades afins.
Mas sabem mesmo o que é que era útil? Quebrar o recorde do Guiness da maior sessão de terapia de grupo. Provavelmente, a dimensão desta sessão teria repecussões negativas na sua eficácia, mas lá que era útil, era!
A falta de auto-estima e complexo de inferioridade tuga é patológico. Sabem aquela pessoa de quem toda a gente gosta e é completamente consensual porque é demasiado tímido para contrariar os outros e é tão simpático que chega a ser servil? Essa pessoa representa o típico tuga perante os turistas estrangeiros.
Quando chegamos ao Algarve, parece que mudámos de país. Os cafés servem english breakfast, alguns quadros com a indicação da ementa só estão escritos em inglês, há jornais e revistas britânicos em todas as papelarias, os quartos de hotel só têm livros em inglês, toda a animação é direccionada ao turista britânico.
Paris é a cidade mais visitada do Mundo. Provavelmente a nacionalidade mais comum dos turistas é americana, mas não é por isso que os franceses falam inglês. Aliás, em muitos sítios, por mais turísticos que sejam, os funcionários só falam francês.
Em Itália, é bom que se desenrasquem em italiano ou linguagem gestual. Encontrar alguém que fale inglês é uma aventura. Não é por isso que deixa de ser um dos principais destinos turísticos na Europa...
E os espanhóis? Falar qualquer língua que não seja espanhol em Espanha, é uma garantia de mal-entendidos.
E, curiosamente, o turismo não se ressente por causa disso. E, se o Algarve mantivesse a sua identidade tuga, não perderia turismo. Os turistas vão para o Algarve porque as praias são fantásticas e é barato. E continuarão a ir mesmo que o Algarve deixe de ser uma colónia britânica estival. Aliás, já li críticas de turistas de outras nacionalidades (alemães e holandeses) a queixarem-se que está tudo demasiado direccionado para o turismo britânico.
Esta falta de auto-estima provinciana precisa urgentemente de um terapeuta. 
Receio que, sem uma boa dose de terapia, possa haver um suícidio colectivo do Português e toda a gente passe a falar exclusivamente inglês Mourinho!

1 comentário:

Com Jeito e Arte disse...

Sempre oportuna e assertiva! Não é por acaso que os turistas referem os portugueses como um povo afável, para o qual basta sorrir...!
Nem precisam de fala! A maioria da população inicia de imediato um inquérito exaustivo sobre os desejos e preferências do turista, fazendo os impossíveis para agradar...